A ofensiva ucraniana na região de Kherson (não) falhou?

Este vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa da Armênia no primeiro dia da guerra Azerbaijão-Armênia de 2020.

Os armênios lançaram meia dúzia desses vídeos de júbilo nos primeiros três dias da guerra… e depois nenhum, porque, depois de três dias, o Azerbaijão havia rompido os campos minados e as linhas de defesa armênias e começou a atacar ferozmente os armênios desafortunados, incompetentes e mal equipados.

A razão de eu estar mostrando este vídeo é para que todos percebam que os primeiros dias de uma ofensiva são sempre os mais difíceis para um atacante.

Nos primeiros dias, os defensores sentam-se em suas posições preparadas atrás dos campos minados, e ainda têm todos os seus tanques e artilharia, ainda têm ampla munição, ainda têm todas as suas tropas, ainda têm logística funcional, ainda têm reservas.

Uma ofensiva precisa triturar esses recursos do defensor, antes que um avanço possa ser realizado e explorado.

Existem várias maneiras de fazer isso e todas elas levam tempo: a campanha terrestre da Guerra do Golfo de 1991 durou apenas quatro dias, porque antes de seu início aeronaves da coalizão haviam submetido o Iraque por 38 dias e noites a um dos bombardeios aéreos mais intensos da história militar.

Não podemos julgar o sucesso da ofensiva de Kherson agora. Exemplos históricos não faltam.

A Segunda Batalha de El Alamein parecia um desastre para os britânicos nos primeiros doze dias.

A Batalha de Waterloo era uma fragorosa derrota britânica até as 16 horas da tarde.

Na Normandia, os aliados não conseguiram atingir nenhum de seus objetivos no primeiro dia, e levaram 55 dias para finalmente esgotar os alemães e conseguir sair da Normandia.

Todos os dias, agora, as tropas ucranianas degradam a mão de obra, equipamentos e logística russos. Saberemos o resultado da batalha em poucos dias… quando um lado ficar sem tropas, munição, logística e reservas.

Os russos, cujas linhas de abastecimento passam pelas pontes do Dnipro, que são marteladas implacavelmente pelos ataques do HIMARS, provavelmente se esgotarão primeiro… Mas até lá a Ucrânia perderá muitas tropas, tanques e veículos, e essas perdas não nos dirão nada sobre o sucesso ou fracasso da ofensiva ucraniana.

Neste ponto ninguém pode fazer uma avaliação sobre o sucesso ou o fracasso da ofensiva – nem mesmo o estado-maior russo, nem mesmo o estado-maior ucraniano.

Então seja paciente. Por enquanto a luta continua e não sabemos qual lado tem a vantagem em mão de obra e material.

Acredito que sejam os ucranianos, porque eles têm tropas mais numerosas e melhor treinadas, armas de precisão ocidentais, moral mais alta, amplos suprimentos de munição e agora também apoio aéreo (graças aos mísseis HARM americanos e TB2 turco).

Assim que as tropas ucranianas chegarem ao Dnipro, saberemos com certeza.

Traduzido e adaptado de https://threadreaderapp.com/thread/1565628212989890561?refresh=1662150079