O Gunnery Sargent (GySgt) Giovanni “John” Basilone nasceu em Buffalo, Nova York, Estados Unidos em 4 de novembro de 1916.

Ele serviu três anos no Exército dos Estados Unidos (“US Army”) entre 1934 e 1937, servindo nas Filipinas antes de se unir ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (“United States Marine Corps” – USMC) em 1940. Depois do treinamento, Basilone foi designado inicialmente para a Baía de Guantánamo em Cuba e então para as Ilhas Salomão.

Em 1942, enquanto estava estacionado em Guadalcanal, ele ajudou a segurar uma força agressora de três mil soldados japoneses após sua tropa de 15 homens ter sido reduzida para dois, durante a Batalha de Henderson Field. Por suas ações, recebeu a Medalha de Honra por atos “além do chamado do dever”.

No dia 6 de dezembro de 1943, Basilone chega na cidade de Nova York, Estados Unidos, usando a sua Medalha de Honra, para o evento de arrecadação de “War Bonds” que ocorreria no dia seguinte, o segundo aniversário do ataque a Pearl Harbor.

Após um tour pelos Estados Unidos, principalmente para a venda de Bônus de Guerra (“War Bonds”), Basilone requisitou seu retorno para a linha de frente. No dia 19 se fevereiro de 1945, Basilone foi morto no primeiro dia da Batalha de Iwo Jima, atingido mortalmente por um projétil de morteiro. Ele tinha apenas 28 anos.

A Medalha de Honra e a Cruz da Marinha concedidas ao GySgt. John Basilone, sendo expostas em um museu do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC).

Basilone foi condecorado postumamente com a Cruz da Marinha (“Navy Cross”) por sua bravura em Iwo Jima. Ele mais tarde receberia várias honras como nomes de estradas, bases militares e até mesmo teve um contratorpedeiro da Marinha dos EUA (US Navy) batizado com seu nome (USS Basilone, operou entre 1949 e 1977) e terá mais um navio (USS John Basilone) que será lançado em breve.

O ator Jon Seda interpretando Basilone na minissérie The Pacific (HBO) de 2010.

Basilone era casado com Lena Mae Riggi Basilone, uma Sargento do USMC que depois da morte dele nunca mais se casou. Ela morreu em 1999 aos 86 anos. Na minissérie da HBO The Pacific (2010), Basilone é interpretado pelo ator americano Jon Seda.

Descanse em paz, John Basilone!

Reprodução da cruz onde John Basilone fora enterrado provisoriamente em Iwo Jima. Depois da guerra, seu corpo foi trazido para os Estados Unidos e enterrado no Cemitério Nacional de Arlington.

IMAGEM DE CAPA: O GySgt John Basilone, em rara foto colorida e não datada, mas provavelmente em 1944.

FONTES: Wikipédia e Facebook do Canal Militarizando.