
A “Operação Mincemeat” (“Carne Moída”) foi um bem sucedido plano de contrainformação britânico colocado em prática durante a Segunda Guerra Mundial. Como parte dos planos gerais da “Operação Barclay” para disfarçar os preparativos da invasão da Itália a partir do Norte da África, a Operação Mincemeat ajudou a convencer o alto comando alemão de que os Aliados pretendiam invadir a Grécia e Sardenha em 1943 ao invés da Sicília, o verdadeiro objetivo.

Isto foi alcançado ao lograr os alemães de que eles haviam interceptado, por acidente, documentos confidenciais com detalhes dos planos dos Aliados. Os documentos foram presos a um cadáver de um suposto alto oficial inglês (na verdade um cadáver de um mendigo – de nome “Glyndwr Michael” – que foi transformado no fictício Major William Martin, do Royal Marines – Fuzileiros Reais) deliberadamente lançado ao mar para ser levado pela força das ondas e das correntezas até a praia de Punta Umbría, Huelva, Espanha (que apesar de ser neutra na guerra, nutria um grande sentimento de apoio a Alemanha Nazista), onde tais documentos foram entregues aos alemães, garantindo o sucesso da operação.
Um filme sobre essa mirabolante história, “Operação Mincemeat” que foi lançado pela Netflix no serviço de streaming e nos cinemas no dia 7 de janeiro de 2022 no Reino Unido, mas ainda sem data de lançamento no Brasil.



IMAGEM DE CAPA: Identidade do “Major William Martin”, forjada pelos ingleses e encontrada no corpo de Glyndwr Michael.
FONTES: Wikipédia, Netflix e Facebook do Canal Militarizando.
Você precisa fazer log in para comentar.